quinta-feira, 17 de maio de 2012

Docinho da vovó

Olá!

Chorei antes, durante e depois de fazer esse docinho...
Vou explicar! :o)

Minha avó fazia muito esse doce quando ia visitar algum parente. Quando D. Assumpta (italiana) ligava avisando que ia fazer uma visitinha, as pessoas já esperavam o famoso (e delicioso!) docinho de leite.

Minha vózinha desencarnou há pouco mais de 5 anos e não tem um único dia em que não sinta sua falta.
Nós éramos (e somos) muito próximas...

Mas não se preocupem com as lágrimas... o docinho ficou uma delícia! Eram lágrimas de saudades e não de tristeza! :o)

Meus docinhos não ficaram tão bonitos quanto os da minha vó... ela deixava todos com a mesma espessura.


Vamos a receitinha (minha mãe me passou outro dia... eu já não lembrava mais)


Docinho de leite (ou pra mim, doce da vovó)

1 lata de leite condensado
50g de coco ralado (de pacotinho mesmo)
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar

Coloca tudo na panela e vai mexendo, sem parar. O doce vai soltar do fundo... mas deixa um tantinho mais, pra ficar moreninho (é como minha vó fazia).
Fica o ponto de um brigadeiro mais durinho, sabe?!?!
Deu pra perceber que não entendo nadica de coisa nenhuma de cozinha, né? :o)

Ah... minha avó também fazia com amendoim, substituindo o coco.
Torra o amendoim, tira a casca, tritura (ou não, se gostar dele inteiro) e "enfia" na panela.
Também dá pra fazer com nozes (mesmo processo do amendoim).

Minha avó também fazia de chocolate. Mesma coisa... leite condensado, acúcar e um tantinho de chocolate em pó. Vou fazer dia desses...

Mas o preferido da turma é o de COCO!

Mãe... obrigada pela receita! Se quiser, mando por SEDEX! :o)
Vó... obrigada pela inspiração lá no fogão!

Beijos,
Van

Nenhum comentário:

Postar um comentário